Medicamentos Ilegais e Falsificados
Farmacêuticos Sem Fronteiras estão envolvidos há anos com várias ações na luta contra o aumento mundial no comércio de medicamentos ilegais e falsificados.
Em resposta à crise de saúde pública crescente de medicamentos falsificados, em fevereiro de 2006, a Organização Mundial da Saúde - OMS lançou a International Medical Products Anti-Contrafacção Taskforce - IMPACT. Na sua essência, IMPACT, visa construir redes coordenadas entre países para impedir a produção, comercialização e venda de medicamentos falsos em todo o mundo. IMPACT é uma parceria composta por todas as principais entidades anti-falsificação, incluindo: as organizações internacionais, organizações não-governamentais, agências de execução, as associações de fabricantes de produtos farmacêuticos e medicamentos e as autoridades reguladoras.
Os Farmacêuticos Sem Fronteiras participam dessa rede desde sua criação em 2006 e trabalha no grupo de conselheiros contra o comércio inescrupuloso de medicamentos ilegais e falsificados.
“Tiim” é um documentário realizado pelos Pharmaciens Sans Frontiéres - Comité Internacional (Farmacêuticos Sem Fronteiras - Comitê Internacional) que trata do fenómeno dos medicamentos na rua. Propõe descobrir vendedores e consumidores da região de Ouahigouya capital de Burkina Faso país situado no noroeste da África.Porque? Como? Quais consequências?
Testemunhos honestos e abertos revelam a complexidade do problema. As motivações, crenças e interrogações mostram sobre as técnicas de venda, o sucesso dos mercadores ambulantes, o recurso aos produtos entorpecentes, e a ignorância dos medicamentos genéricos.
(vídeo em françês)
Nenhum comentário:
Postar um comentário